Apostando no turismo como fonte de desenvolvimento sustentável geradora de emprego e renda, o Senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) está defendendo a execução de um arrojado plano de integração da PB-008, trecho que corta todo o litoral norte paraibano, até o Rio Grande do Norte.
Com a proposta, Vital pretende abrir o polo turístico da Paraíba com os norte-riograndenses, potencializando assim as belezas naturais dos dois estados, pouco exploradas até então. Para isso, o Senador se reuniu em audiência com o Ministro do Turismo, Gastão Vieira e expôs detalhes do plano.
Na ocasião, o parlamentar mostrou ao Ministro a importância que a PB-008 pode assumir no processo de desenvolvimento da Paraíba, garantindo benefícios social e econômico no Litoral Norte do Estado. Ele lembrou que a PB atravessa o litoral norte paraibano, onde se encontram importantes pontos turísticos.
Vital do Rêgo também destinou uma de suas Emendas Individuais apresentadas ao Plano Plurianual (PPA 2012/2015), para garantir R$ 100 milhões para investimento num plano integrado de aproveitamento sustentável da vocação turística no entorno da rodovia estadual PB-008.
Entre outros aspectos, o plano contemplará qualificação dos atrativos turísticos da região, além de propor a revisão dos Planos Diretores para ocupação e uso do solo conforme vocação e aspectos multidisciplinares. Também prevê a elaboração do plano de manejo das Áreas de Preservação Permanentes (APPs) e das unidades de conservação; elaboração de estudos e projetos de engenharia, definição de traçado geométrico e pavimentação da PB-008, urbanização dos acessos, qualificação da oferta de energia elétrica, coleta e tratamento de esgoto sanitário, emissão (destinação final) distante da costa, recuperação e sinalização de sítios históricos, culturais e ambientais.
Vital lembrou que o turismo hoje é um dos segmentos que mais crescem no Brasil. Atento a essa indústria e preocupado em valorizar os potenciais turísticos da região, o Senador revelou que, hoje, a Paraíba dispõe de belas riquezas naturais que precisam ser mais exploradas.
Recentemente a Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou os números de uma pesquisa encomendada pelo Ministério do Turismo (MTur), apontando que mais de um terço dos brasileiros (33,7%) pretendiam fazer pelo menos uma viagem nos seis meses seguintes, tendo o Nordeste como destino preferencial. “Por isso temos que incrementar ações para potencializar esse segmento que está em ascensão”, observou.
Edinho Trajano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário