Click e leia nosso Jornal Parceiro no EUA

Click e leia nosso Jornal Parceiro no EUA
O Melhor e mais lido Jornal Brasileiro em Newark NJ

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Romero quer mobiliar o Nordeste contra o endividamento dos produtores


deputado federal Romero Rodrigues (PSDB/PB) promete mobilizar as bancadas dos vários Estados do Nordeste com vistas a buscar uma solução urgente com relação ao endividamento dos produtores rurais da região nordestina.
O endividamento rural vem tomando proporções impagáveis a cada ano. Foram feitos alongamentos, mas não as medidas que correspondessem ao tamanho do problema. Dados do mercado apontam dívida total dos produtores rurais no Brasil em R$ 130 bilhões.

Ele vai pronunciar discurso nesta quarta-feira na Câmara dos Deputados conclamando a união os diversos parlamentares dos Estados nordestinos, em busca de apoio à luta em favor dos produtores que estão perdendo as suas terras, em razão do endividamento dos mesmos, em razão dos altos juros cobrados pelos bancos.

O parlamentar está propondo, inclusive, um pedido de audiência à presidenta da República, Dilma Rousseff, e aos ministros da área com vistas a buscar uma solução para o grave problema.

A questão foi debatida na Câmara de Vereadores de Campina Grande, numa audiência pública, com o objetivo de achar uma saída para ajudar os agricultores com dívida na instituição financeira.

Mais de 130 mil agricultores paraibanos possuem dívidas com o Banco do Nordeste (BNB), de acordo com o presidente da Associação dos Mutuários do Crédito Rural da Paraíba, Jair Pereira.

A dívida dos agricultores com a instituição financeira é proveniente de empréstimos facilitados por programas federais de ajuda a pequenos produtores agrários.

O deputado federal Romero Rodrigues (PSDB) participou da audiência pública e afirmou que o problema deve ser discutido, pois muitos agricultores estão perdendo seus bens por conta do débito.

“Existem produtores rurais que estão endividados, perdendo as suas propriedades, temos que nos mobilizar para pressionar o Congresso Nacional, e em sequência, a presidente Dilma para impor e ajudar a resolver essa situação junto ao Banco do Nordeste”, disse Romero.

O parlamentar disse ainda que, “tem que ser na base da pressão para evitar que os agricultores percam as suas propriedades, essa situação é preocupante”. 

Edinho Trajano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário