Click e leia nosso Jornal Parceiro no EUA

Click e leia nosso Jornal Parceiro no EUA
O Melhor e mais lido Jornal Brasileiro em Newark NJ

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Paraibano tem pesquisa reconhecida nacionalmente


Paraibano tem pesquisa reconhecida nacionalmente
O paraibano José Anchieta Bezerra de Melo foi um dos vencedores da terceira edição do Concurso Nacional de Teses e Dissertações, promovido pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais, ANPOCS. A sua dissertação, intitulada Guardiões da Memória e do Esquecimento: o caso dos velhos narradores da Santa Cruz do Deserto, foi aprovada com nota máxima, em 2010, pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia, da Universidade Federal da Paraíba e recebeu menção honrosa, este ano, pela qualidade e pela excelência acadêmica e intelectual junto à comunidade científica.

De acordo com Anchieta Bezerra, Este prêmio é importante por que é conferido pela ANPOCS, associação científica que representa centros de pesquisa e programas de pós-graduação que atuam no campo da Sociologia, Antropologia e Ciência Política. Ele afirma que, receber o reconhecimento de expoentes dessas áreas, num encontro de incontestável relevância cientifica é uma alegria muito grande. Anchieta lembra que, em três anos de existência do Concurso, essa é a primeira vez que um trabalho do eixo norte-nordeste passa a configurar na lista de premiados.

Todo esse reconhecimento é resultado de um trabalho realizado em conjunto. Por isso eu agradeço imensamente aos Programas de Pós-Graduação em Sociologia da UFPB, pela indicação ao Concurso, e ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Campina Grande-UFCG, onde também estudei. Ao Professor Dr.Anderson Retondar, pela orientação precisa, a Professora Drª. Benedita Cabral, pela intensa convivência acadêmica, aos meus familiares, meu pai José Bezerra de Melo (In memória), a minha mãe Enilda Mendes Bezerra de Melo, Marli, Anastácio e Israel Bezerra, meus irmãos, a Fábio Tenório, amigo de muitos anos, a Rádio Comunitária São Miguel FM, onde me iniciei no uso do gravador e na arte de entrevistar. E por fim, estendo esse agradecimento a todos os meus conterrâneos de Tavares. Aos amigos e amigas, antigos professores e entrevistados, sintam-se agraciados e também recebedores desse prêmio.

José Anchieta Bezerra de Melo é natural de Tavares-PB, estudou nas Escola Adriano Feitosa em Tavares, e no Alcides Vieira Carneiro em Princesa Isabel. Foi colaborador da Associação Comunitária São Miguel e voluntário na Rádio Comunitária São Miguel FM. Foi apresentador do jornalístico Programa Revista Semanal; diretor de programação da Rádio São Miguel e assessor de comunicação da Prefeitura Municipal. Atualmente é professor de Sociologia, Antropologia da Saúde e História da Medicina no curso de graduação em Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba e coordenador do Projeto de Extensão Saúde do Idoso, PESI, na mesma instituição. É pesquisador-colaborador do Programa Interdisciplinar de Apoio a Terceira Idade - PIATI/PAIR-UFCG e vinculado ao Grupo de Pesquisa "Envelhecimento, Educação Intergeracional e Desenvolvimento Regional", reconhecido pelo CNPq desde 1995, atuando nas linhas, Velhice e Memória; e, Velhice, Família e Políticas Públicas. Tem experiência nas áreas de Sociologia e Antropologia, com ênfase em Sociologia da Cultura, Sociologia da Saúde e Antropologia da Religião.  

Edinho Trajano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário