Click e leia nosso Jornal Parceiro no EUA

Click e leia nosso Jornal Parceiro no EUA
O Melhor e mais lido Jornal Brasileiro em Newark NJ

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

OAB vai processar paulista que difamou a PB no Youtube


OAB vai processar paulista que difamou a PB no Youtube
A Ordem dos Advogados do Brasil na Paraíba (OAB-PB) vai abrir processo contra o empresário paulista Júlio Duamel Omar, que postou vídeo no Youtube com declarações contra a Paraíba na última terça-feira. O vídeo mobilizou os paraibanos no microblog Twitter, que postaram mensagens de indignação contra as frases preconceituosas do empresário. Em entrevista ao repórter Pereira Júnior, publicada no portal Folha do Sertão, ele tentou se explicar e disse que não teve intenção de pratica xenofobia.

No vídeo publicado, o empresário fala mal dos paraibanos a partir de um acidente de um caminhão na estrada. “A gente ‘tá’ aqui na Paraíba . Eu vou mostrar pra você como é que ‘paraíba’ pilota. Fica olhando o que um ‘paraíba’ foi capaz de fazer com um caminhão”, disse no vídeo, onde mostra a imagem de um caminhão que virou no km 83 da BR-230.

“Eu to tão injuriado com essa Paraíba. Eu cheguei aqui fui maltratado, uma cidade que não tem mulher, cheia de ‘viado’ passeando na beira mar. Paraíba é uma ‘bosta’. Não venha na Paraíba, não venha em João Pessoa, que isso aqui é uma ‘merda’”, declarou.

De acordo com o presidente da OAB-PB, Odon Bezerra, o empresário será processado por xenofobia. “Desde ontem já mandei a assessoria jurídica tomar as providências necessárias para abrir processo já amanhã. Vamos denunciá-lo ao Ministério Público porque ele cometeu um dano a todos os paraibanos”, afirmou. “Eu como paraibano me senti ofendido que um cidadão fale palavrões contra a Paraíba sem conhecer nada do lugar”, completou o advogado.

De acordo com a matéria publicada na Folha do Sertão, o empresário, que mantém uma empresa de rastreamento por satélite em Fortaleza, no Ceará, explicou que só fez o vídeo por ter sido maltratado no Estado. Ele disse que foi até Campina Grande atender um cliente e teria chegado 20 minutos atrasado. Então o cliente escutou sua voz, e como ouviu que a voz era de um paulista, falou que não iria lhe atender naquele momento, marcando para o dia seguinte.

“Ele disse: não dá pra te atender agora não. Vou te atender amanhã. Então fez a gente voltar pra João Pessoa, pra depois voltar pra Campina Grande de Novo. O funcionário dele disse: ‘que ele não iria me atender por eu ser Paulista. Por que tem muito ladrão paulista’. Eu disse: como assim? Estou aqui pra fechar negócio, explicou o empresário.

De acordo com o empresário, ao sair de Campina, teria entrado em contato com uma “amiga” que conheceu e ajudou em Portugal, e mesmo assim, essa “amiga” o mandou “plantar coquinho”, disse. Ele explicou na entrevista que ficou indignado com a atitude das pessoas paraibanas.

“O povo da Paraíba é assim. Um me chama de ladrão, a outra que eu ajudei em Portugal me trata assim? Olha, naquela molecagem, no meio do caminho, aconteceu o acidente. Ajudamos o Motorista. Ai essas pessoas ignorantes também da Paraíba, chegaram a ver que nós postamos o vídeo falando mal da Paraíba. Foi por esse motivo. Não quis generalizar, acabei generalizando, o que foi um erro, mas foi pra mostrar a minha indignação pra mostrar os erros que aconteceram”, afirmou.

Empresário se explica

Segundo a entrevista publicada na matéria, Júlio disse que está ciente que cometeu um erro ao generalizar a situação. “Estou ciente, e estou arrependido por ter generalizado. Foi uma forma de eu expressar minha opinião. Tenho muitos amigos da Paraíba que estão me ligando, estão rindo da situação. Não tenho ódio nenhum da Paraíba. Fiz aquele vídeo por uma brincadeira, e acabou repercutindo no Brasil todo”, se desculpou.

Sobre as declarações que na Paraíba não tinha mulheres, Júlio disse que em frente ao hotel onde estava hospedado não viu nenhuma mulher e só foi abordado por homossexuais. “Aqui no Ceará, eu vou à praia, e vejo muitas mulheres. Eu fui à praia aí na Paraíba, eu te juro: fomos abordados por homossexuais que queriam nos conhecer, e na praia não tinha uma mulher, em frente ao Hotel, onde eu fiquei. Foi isso que eu expus no vídeo, mas foi uma brincadeira. Não tenho nada contra o pessoal da Paraíba”, explicou.

Empresário diz que sofreu ameaças de morte após o vídeo

Em seu perfil no microblog twitter, @juliobambambam, o empresário diz que recebeu ameaças de morte. “O dia inteiro de ameaças de morte aqui. Recebi 220 mil e-mails com ameaças de morte de peixeira”, escreveu.

“Não tenho nada contra a Paraíba. Que as pessoas fiquem bem cientes disto. Muitas pessoas me ligaram dizendo que vão me matar, que vão me dá porrada. Não é uma questão de estar se redimindo. Eu pensei que ninguém fosse olhar esse vídeo”, afirmou durante a entrevista.

“Isso é uma babaquice, uma brincadeira nossa, que eu, o parceiro da outra empresa, e a empresa de Campina Grande, fizemos. Foi uma brincadeira entre um e outro. Lá ele fez piada de paulista, e eu fiz a piada de Paraibano. Não tem nada de xenofobia no meio. Não existe esse tipo de coisa pra mim”, concluiu  


Edinho Trajano, com Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário