O Fórum Carismático Shalom, encerrado ontem, reuniu mais de cinco mil lideranças religiosas em torno dos estudos da prática religiosa do pontífice João Paulo II

Desde o último sábado, lideranças católicas, principalmente da comunidade, vindas de vários estados do Brasil, se reuniram no Ginásio Paulo Sarasate para conhecer melhor a vida e a prática religiosa do pontífice João Paulo II, papa da igreja católica de 1978 a 2005. “Um homem que nos inspira para a santidade e nos traz ensinamentos de valorização de Deus, dos jovens”, conforme explica João.
Com o tema “Beato João Paulo II, um homem apaixonado por Cristo”, a programação contou com palestras, painéis temáticos, celebrações litúrgicas e apresentações artísticas. O evento acontece anualmente e visa promover “uma verdadeira reciclagem acerca dos ensinamentos católicos”, de acordo com a carioca Roneide Monteiro, responsável pela comunidade Shalom do Rio de Janeiro.
Roneide participa do Shalom desde 1996. Do Fórum, há 14 anos. Para ela, a imersão no evento é um mergulho na aprendizagem de vivenciar a santidade. “Ele (João Paulo II) nos convidava para essa santidade”. A missionária considera João Paulo II uma das principais figuras da atualidade que melhor se aproximou da juventude. “Ele sabia falar para eles (jovens)”, declara Roneide.
Os estudos envolveram a discussão em torno de três principais documentos escritos por João Paulo II, intitulados como Fé e Razão, Teologia do Corpo e Novas Comunidades. Moysés Azevedo, Fundador da Comunidade Católica Shalom, e dom Dominique Rey, bispo da Diocese de Frejus, em Toulon, na França. foram dois dos conferencistas.
Relíquias
Durante o Fórum, foram expostas algumas relíquias de João Paulo II, como a casula e a estola, vestimentas litúrgicas utilizadas pelo religiosa durante visita a Fortaleza, em 1980. Havia também objetos sagrados da Santa Faustino, apóstola da Misericórdia, beatificada pelo pontífice em 2000.
O quê
ENTENDA A NOTÍCIA
Todos os anos, a Comunidade Shalom realiza o Fórum Carismático Shalom como forma de unir lideranças católicas a fim de aprofundar temáticas importantes para a missão de evangelizar.Neste ano, a vida e a prática religiosa de João Paulo II foram o foco dos estudos.
Edinho Trajano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário