O comando nacional de greve dos bancários se encontra de plantão em São Paulo a espera a de um chamado para negociar com a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban). “Ao contrário dos que eles (a Febraban) andam dizendo, nós estamos aqui dispostos ao diálogo, mas até agora não houve nenhum convite”, disse o presidente do Sindicato dos Bancários da Paraíba, Marcos Henriques.
Enquanto não e chamado para as negociações, o comando nacional de greve vem realizando reuniões de avaliação sobre o movimento grevista em todo o Brasil. Marcos Henriques disse que em todo o Brasil 7.950 agências bancárias estão fechadas e na Paraíba a greve já atinge 95% dos bancos.
Ele disse que na Paraíba a categoria vai se reunir amanhã para definir uma pauta de mobilização a ser colocada em prática na quinta-feira. “A cada dia o movimento está se fortalecendo em todo o Estado” avaliou o sindicalista.
Entre as reivindicações a categoria está exigindo um reajuste salarial de 12,8%, o piso de R$ 2.297,00 conforme o Dieese, o fim do assédio moral e das metas absurdas, a implantação de um sistema de seguranças nas agências, a discussão do Sistema Financeiro, já que os bancos cobram altas taxas pelos serviços prestados à população e mais contratação de pessoal.
Orientações – Devido a greve, as pessoas que precisarem dos serviços bancários devem tomar algumas medidas preventivas para evitar transtornos. Quem tem de conta de água, telefone, cartões de crédito para pagar deverá procurar outra via de acesso para saldar suas dívidas junto com os seus credores, ligando para suas centrais de atendimento, registrando sempre o protocolo de atendimento.
Pagamento de faturas como cartões de crédito, contas de água e luz, por exemplo, uma saída é procurar as vias mais habituais como casas lotéricas, multibanks. Deve-se lembrar que nos casos de saques, as casas lotéricas possuem um limite diário que pode prejudicar o consumidor que necessita de saques de maior volume. A dica é conversar com o gerente para a possibilidade desse aumento.
Durante o período de greve o consumidor não poderá será penalizado com o pagamento de multas por atraso de pagamento, caso ele não tenha recebido outra forma de via de acesso aos seus pagamentos de acordo com o Código de Defesa do consumidor, que obriga no seu artigo 22 o serviço como os dos Bancos serem adequados e eficazes, e quanto aos essenciais, contínuos. Caso o consumidor venha a ter qualquer prejuízo, mesmo procurando outras vias de acesso, pode realizar uma reclamação em qualquer Órgão de Defesa do Consumidor ou ir ao Juizado especial.
Enquanto não e chamado para as negociações, o comando nacional de greve vem realizando reuniões de avaliação sobre o movimento grevista em todo o Brasil. Marcos Henriques disse que em todo o Brasil 7.950 agências bancárias estão fechadas e na Paraíba a greve já atinge 95% dos bancos.
Ele disse que na Paraíba a categoria vai se reunir amanhã para definir uma pauta de mobilização a ser colocada em prática na quinta-feira. “A cada dia o movimento está se fortalecendo em todo o Estado” avaliou o sindicalista.
Entre as reivindicações a categoria está exigindo um reajuste salarial de 12,8%, o piso de R$ 2.297,00 conforme o Dieese, o fim do assédio moral e das metas absurdas, a implantação de um sistema de seguranças nas agências, a discussão do Sistema Financeiro, já que os bancos cobram altas taxas pelos serviços prestados à população e mais contratação de pessoal.
Orientações – Devido a greve, as pessoas que precisarem dos serviços bancários devem tomar algumas medidas preventivas para evitar transtornos. Quem tem de conta de água, telefone, cartões de crédito para pagar deverá procurar outra via de acesso para saldar suas dívidas junto com os seus credores, ligando para suas centrais de atendimento, registrando sempre o protocolo de atendimento.
Pagamento de faturas como cartões de crédito, contas de água e luz, por exemplo, uma saída é procurar as vias mais habituais como casas lotéricas, multibanks. Deve-se lembrar que nos casos de saques, as casas lotéricas possuem um limite diário que pode prejudicar o consumidor que necessita de saques de maior volume. A dica é conversar com o gerente para a possibilidade desse aumento.
Durante o período de greve o consumidor não poderá será penalizado com o pagamento de multas por atraso de pagamento, caso ele não tenha recebido outra forma de via de acesso aos seus pagamentos de acordo com o Código de Defesa do consumidor, que obriga no seu artigo 22 o serviço como os dos Bancos serem adequados e eficazes, e quanto aos essenciais, contínuos. Caso o consumidor venha a ter qualquer prejuízo, mesmo procurando outras vias de acesso, pode realizar uma reclamação em qualquer Órgão de Defesa do Consumidor ou ir ao Juizado especial.
- Edinho Trajano, com Paraiba.com
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