Click e leia nosso Jornal Parceiro no EUA

Click e leia nosso Jornal Parceiro no EUA
O Melhor e mais lido Jornal Brasileiro em Newark NJ

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Estado abre mais cursos para detentos

Estado abre mais cursos para detentosEstado abre mais dois cursos para detentos em parceria com Fiep eFecomércio 

Detentos do Presídio Regional de Guarabira e da Penitenciária Geraldo Beltrão, em João Pessoa, estão integrados no programa de qualificação profissional oferecido pelo Governo do Estado, em parceria com a Federação da Indústria do Estado da Paraíba (Fiep) e a Fecomércio. São 72 internos que desde a segunda-feira (3) e até o dia 4 de novembro terão aulas de impressor serigráfico e de preparação de doces e salgados, ministrados pelo Senai e Senac.


"Os cursos têm por objetivo fazer com que os detentos deixem de ser exceção no mercado de trabalho, conseguindo uma colocação novamente na sociedade quando forem libertos”, explica a gerente de ressocialização da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) Ivanilda Gentle.


O detento e aluno do curso de impressor, Severino Fernandes, 35 anos, acredita que o curso vai ajudar no sustento da família: "Outra oportunidade para quando eu sair ter uma profissão, trabalhar e ajudar minha família” disse Severino.


O diretor do presídio, Emilson José de Souza, comentou que o curso é esperança de uma vida nova para os detentos. Para o representante da Fiep, Marivaldo Luna de Moraes, a profissionalização através desses cursos é muito importante para a ressocialização de um detento. "Façam desse um momento útil na vida de vocês, é uma oportunidade de melhorar e se desenvolver”, disse.


**Doces e salgados** – Os 40 alunos do curso de doces e salgados começaram as aulas no período da tarde na Penitenciária Geraldo Beltrão, a Máxima de Mangabeira. A capacitação é de responsabilidade do Senac e do sistema Fecomércio.


O secretário de Administração Penitenciária, Harrison Targino, começou a aula inaugural afirmando que a secretaria garante a ressocialização, basta que o apenado se integre ao processo: "Quem crê que pode dar certo conseguirá. No Governo há uma política de ressocialização para quem busca uma segunda chance”, afirmou.


Para o diretor do presídio, João Sitonio Ramos Neto, o curso é uma oportunidade de mostrar a sociedade uma segunda impressão, e que é possível sim sair do sistema prisional e contribuir com a sociedade.


Marcone Medeiros, presidente da Fecomércio, esteve presente na aula inaugural e falou da parceria: "O curso é extremamente positivo e é uma experiência importante para nós da Fecomércio”. O detento Antônio Araújo da Silva, 39 anos, acha que o curso lhe dará uma oportunidade de refazer a vida quando deixar o período de detenção.


**Redução da pena** – Além de ganhar capacitação e qualificação para o mercado de trabalho, os detentos ganham outro benefício: a redução na pena. Para cada três dias estudados ou trabalhados, o interno tem um dia reduzido na sua pena.


Essas ações fazem parte do programa de ressocialização "Cidadania é Liberdade”, criado pelo Governo da Paraíba em agosto deste ano. O programa é um conjunto de ações voltadas à sensibilização de órgãos públicos e da sociedade civil com o propósito de coordenar, em âmbito estadual, as propostas de trabalho e de cursos de capacitação profissional para detentos e egressos do sistema prisional, de modo a concretizar ações de cidadania e promover a redução da reincidência.  



Edinho Trajano, com Secom-PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário