O presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado estadual Ricardo Marcelo (PSDB), se encontrou com ex-presidente da República da Costa Rica, Óscar Arias, Prêmio Nobel da Paz em 1987. O encontro ocorreu na tarde desta quarta-feira (07.09), em Québec, no Canadá, cidade sede da Confederação dos Parlamentares da América de 2011. Ricardo Marcelo integrar a comitiva da Unale (União Nacional dos Legislativos Estaduais) como representante do parlamento brasileiro.
A 11ª Assembleia da Confederação dos Parlamentares das Américas termina neste sábado (10.09). Ricardo Marcelo reassume a presidência da Assembleia Legislativa na próxima semana. Ele disse que acompanhou pela internet as discussões ocorridas no Legislativo paraibano, especial pela TV Web da ALPB, onde pôde assistir parte da sessão ordinária da última terça-feira (06).
Óscar Arias abriu oficialmente o evento e depois ouviu atentamente do presidente da ALPB um relato sobre a situação política atual do Brasil, a economia e as oportunidades de investimentos no Nordeste brasileiro (com destaque para o cenário paraibano) e ainda informações sobre o Índice de Desenvolvimento Humano na Paraíba.
Ricardo Marcelo aproveitou o rápido encontro para convida-lo a conhecer a Paraíba, quando de sua próxima visita ao Brasil. Óscar Árias ainda elogiou o atual estágio da democracia brasileira e lembrou do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva.
IDH
O prêmio Nobel sustentou na abertura da COPA 2011 que os Índices de Desenvolvimento Humano do país são reflexos das prioridades de um governante. “Governar é decidir e nunca procrastinar”, afirmou Ária. Ao deputado Ricardo Marcelo ele fez questão de elogiar o Poder Legislativo brasileiro e se mostrou interessado em conhecer mais de perto a região Nordeste, especialmente o Litoral.
Para o ex-presidente da Costa Rica, porém, um dos primeiros passos para melhorar a qualidade de vida de uma cidade é o investimento na educação. “Educar o povo é o melhor caminho para contribuir com a sociedade”, defendeu. Para ele, a educação precisa ser focada em especial à mulher, como elemento multiplicador de uma família. “Dizer que a educação é o caminho para mudar uma sociedade é o óbvio, mas temos que garantir que esse ‘óbvio’ saia do discurso e passe para prática”, afirmou.
COPA
A Confederação de Parlamentar das Américas (COPA) reúne representantes de 35 países com o objetivo de discutir e criar políticas públicas afins entre todas as nações participantes. A COPA foi lançada oficialmente em 1997, em Quebec, e desde então reúne-se praticamente uma vez por ano para a troca de experiências entre os países em quatro idiomas diferentes: português, inglês, espanhol e francês.
Rita Bizerra, com assessoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário