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quarta-feira, 21 de setembro de 2011


Quarta-feira, 21 de setembro de 2011 - 17h51.
O Governo do Estado vai regionalizar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e implantar mais 96 bases de atendimento até o final de 2011. No ano passado, o Ministério da Saúde encaminhou 160 ambulâncias para a Paraíba. Desse total, 32 já foram utilizadas para renovação da frota em João Pessoa e nos municípios de Campina Grande, Patos, Sousa e Piancó. Ao todo, 38 foram encaminhas para as bases descentralizadas e já estão funcionando. Atualmente, o Estado tem 32 bases do Samu que atendem 80 cidades – o equivalente a 57,5% da população.
Quando as 96 bases do Samu estiverem funcionando, todos os 223 municípios paraibanos serão atendidos pelo serviço. O coordenador da Rede de Urgência e Emergência da Secretaria de Saúde, Walber Alves Frasão Júnior, informou que já foi solicitado ao Comando do Corpo de Bombeiros um estudo técnico de descentralização do serviço de resgate no Estado e realizadas reuniões com os colegiados gestores de todos os municípios da Paraíba para assessoramento e agilidade do processo de regionalização.
O Governo do Estado já realizou repasse financeiro de 25% da contrapartida exigida pelo Ministério da Saúde a todos os Samus habilitados e já iniciou o processo de compra de todo o sistema de radiocomunicação e de 10 torres repetidoras para doação às bases descentralizadas.
Técnicos da Saúde fizeram visita especializada aos hospitais municipais, filantrópicos e estaduais da rede de urgência e emergência para traçar um diagnóstico real do serviço no Estado e está estabelecendo o serviço de acolhimento por classificação de risco na porta de entrada do Hospital Regional de Trauma de Campina Grande. A SES também está renovando a frota de ambulâncias da rede hospitalar estadual.
Edinho Trajano, com Governo da Paraíba.

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