Pela primeira vez desde que assumiu o cargo de presidente dos Estados Unidos em janeiro de 2009, Barack Obama enfrenta a desaprovação de mais de metade da população do País, segundo pesquisa divulgada ontem pelo The Wall Street Journal, de Nova York.
O levantamento realizado pelo jornal, em parceria com o canal de televisão NBC News, com mil norte-americanos mostrou que 44% acreditam que Obama está fazendo bom trabalho como presidente, enquanto que 51% desaprovam suas ações.
Outro dado que aponta o pessimismo não visto desde 2008 é de que 73% dos entrevistados afirmam que o País está indo na direção errada. Já 70% dizem que a economia ainda tende a piorar.
A maioria dos pesquisados, porém, ainda diz que muito da situação atual dos EUA se deve à herança negativa deixada a Obama por George W. Bush, seu antecessor.
A enquete divulgada ontem, contudo, mostra no eleitorado tendência de buscar nova direção. Cerca de 44% dos norte-americanos entrevistados dizem que, atualmente, estão mais propensos a votar em um candidato do Partido Republicano, enquanto que 40% sufragariam Obama. Em junho, o presidente tinha 45% dos votos e a oposição 40%.
Em queda
Para outros dois levantamentos, a popularidade de Obama prossegue em queda, primordialmente devido aos problemas na economia dos EUA.
Enquete do canal ABC News junto com o jornal The Washington Post, adiantou que três em cada 10 entrevistados avaliam negativamente o trabalho do presidente e a economia, enquanto três declaram estar pior financeiramente desde que Obama tomou posse.
A margem de erro é de 3.5 pontos percentuais.
Uma terceira pesquisa, com mil prováveis eleitores na Universidade George Washington, na capital norte-americana, apontou que 72% dos votantes acreditam que a nação está indo no sentido equivocado total ou parcialmente, um aumento de 12% desde maio passado. (das agências de notícias)
ENTENDA A NOTÍCIA
Barack Obama vive seu pior momento político a um ano da eleição na qual deverá ser
candidato à reeleição. Mesmo entre democratas há a sensação de que ele perde rapidamente o favoritismo.
NÚMEROS
70%
DOS NORTE-AMERICANOS acreditam que a situação econômica dos Estados Unidos ainda tende a ficar pior Qual a sua opinião sobre o trabalho de Obama? Opine
Edinho Trajano, com Assessoria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário