O evento, realizado pela Baua, acontece nos dias 10 e 11 de setembro de 2011
O bairro do Ironbound, na cidade de Newark, em New Jersey, será palco de mais um Brazilian Day. O evento, que acontecerá na Van Buren Street, terá 24 horas de atrações, do meio-dia às 10 da noite, de sábado e domingo. Vários shows de bandas locais, além de participação de DJ's, mostrarão o melhor da música brasileira. A arte e o artesanato do nosso País também estarão presentes e as crianças poderão se divertir nos pula-pulas, escorregadores e no touro mecânico.
Às 5 horas da tarde de domingo, dia 11 de setembro de 2011, haverá uma solenidade cívica-ecumênica em homenagem aos 10 anos dos atentados de 11 de setembro. Será um momento para pensar nas vítimas do desastre e prestar homenagem aos policiais e bombeiros que trabalharam no local. Será feito um minuto de silêncio seguido de preces, canto dos hinos nacionais do Brasil e dos EUA e de canções como Amazing Grace, entre outras. Segundo a Polícia de Newark, o evento de 2010 teve um público de cerca de 150 mil pessoas.
O 19º Brazilian Day está sendo produzido pelo jornalista Francisco Sampa e a responsável pelo evento é a BAUA, Brazilian American United Association, instituição sem fins lucrativos que fornece, apoio e aconselhamento aos brasileiros que vivem na maior área de concentração de nossos imigrantes, na região metropolitana de NJ e NY. A BAUA oferece aulas de inglês, matemática, orientação jurídica, assistência social, apoio médico e psicológico.
A BAUA dedica este evento às comunidades de imigrantes radicadas no bairro do Ironbound na cidade Newark, historicamente conhecido como um portão de entrada de imigrantes. Esta parte da cidade é vista por todos fora do estado como uma próspera comunidade, repleta de restaurantes de classe internacional, bares temáticos, cafés e casas noturnas. Com uma população brasileira e dos demais países de língua portuguesa e latino-americana, a cidade de Newark tem contribuído imensamente para o grande caldeirão cultural nesta região da área metropolitana de New Jersey e New York. É grande a influência da comunidade brasileira no crescimento da economia há algumas décadas e hoje é uma parte vital da estrutura sócio-econômica no Tri State área.
Desde 1992, este popular evento vem se desenvolvendo com sucesso, atraindo centenas de milhares de pessoas às ruas. O jornalista Francisco Sampa produziu o primeiro destes eventos, na época realizado no Park Peter Francisco, próximo à Penn Station e outros Brazilians Days, ao longo da Ferry Street, por vários anos. Agora volta contratado pela atual diretoria como produtor e coordenador geral do 19º Brazilian Day, edição 2011.
Este é um evento cultural que não é nada mais, nada menos do que a voz de um povo que exalta a alegria de viver. Esta cultura gera produtos para as pessoas e para os mercados emergentes com poder de compra. Toda a produção abrange uma dimensão pública e comercial de marketing e capacidade empresarial: a cadeia produtiva, que cria e fortalece a economia. Esta tradição de festas populares não só atrai a atenção dos brasileiros, mas de vários outros grupos.
MAIS SOBRE A BAUA:
Fundada em 1996, a BAUA se mantem com doações e angariações de fundos. Através da orientação de seu conselho de diretores e voluntários, a associação mantém laços estreitos com as autoridades municipais, estaduais e federais nos EUA e no Brasil. Em Newark sempre contou com o forte apoio do vereador do bairro, Augusto Amador e do prefeito da cidade Cory A. Booker. A instituição também recebe apoio diplomático do Consulado geral do Brasil de NY.
AGRADECIMENTO
A BAUA agradece a todos os adeptos, às comunidades latinas, às empresas locais, em especial a Record International pelo apoio e aos demais patrocinadores, fornecedores, voluntários e funcionários municipais, estaduais e ao corpo diplomático brasileiro, pelo apoio no decorrer deste tempo. Segundo a presidente da BAUA, Marli Cagley, a organização “tem ajudado aumentar o respeito, a aceitação, a representatividade e a estabilidade da instituição, provando a capacidade de articulação e empenho do povo brasileiro.” A.
Abertura da Semana da Pátria 2011
LOCAL: Van Buren Street, ao lado do Independence Park conhecido como “Parque dos Mosquitos”, um local super arborizado com varias áreas esportivas para a prática do beisebol, basquetebol futebol soccer e atividades de lazer para as crianças e toda a família.
Programação:
Dia 7 de setembro: Quarta-feira - 4h00 da tarde hasteamento da Bandeira Brasileira na Prefeitura com a presença de autoridades municipais, estaduais e diplomáticas.
Dia 10 de setembro: Sábado
Início do festival com quiosques e shows
Horário: do meio-dia às 10h da noite.
Dia 11 de setembro: Domingo
Horário: do meio-dia às 10h da noite.
1pm: concentração para o desfile na Chestnut com Adams Street.
3pm: desfile, escolares, policias militares e grupos civis da comunidade, pela Chestnut e Van Buren Street e dispersão no Parque dos Mosquitos.
Com transmissao ao vivo para todo os EUA via Cablevision e Dish Network SIC, International SPT Portugueses Television com 55 mil assinantes em todo o pais.O evento tera cobertura do Sistema Brasileiro de Televisao, SBT com Tony Nunes e Clea Petrelli da Tv Jangadeiro.
5 pm: cerimônia cívica-ecumênica.
10 pm: encerramento do 19º Brazilian Day 2011.
Informações : 973 344 4474 Sra Marli Cagley Presidente da BAUA
973) 583-4996 – Sr. Francisco Sampa – Produtor e Coordenador Geral.
Francisco Sampa
Nenhum comentário:
Postar um comentário