Click e leia nosso Jornal Parceiro no EUA

Click e leia nosso Jornal Parceiro no EUA
O Melhor e mais lido Jornal Brasileiro em Newark NJ

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Instalação de estufa na Paraíba vai permitir a produção demudas de cana de açúcar mais resistentes à pragas e doenças


Representante do CETENE apresentou as vantagens do projeto para produtores canavieiros paraibanos durante evento na Asplan.


O coordenador da Biofábrica do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE), Deivid Almeida da Costa, esteve em João Pessoa na manhã desta quarta-feira (28) e ministrou, durante evento realizado no auditório da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), uma palestra destacando as vantagens que os paraibanos terão com a vinda de uma estufa para aclimatação de cana de meristema (cana de açúcar livre de doenças ou cana limpa) para o Estado. Segundo ele, as mudas produzidas dentro dessas estufas têm qualidades fitossanitárias, ou seja, têm potencial para obter maior teor de sacarose e são mais resistentes a pragas e doenças, o que garante que a planta explore ao máximo sua potencialidade produtiva. O documento que vai formalizar a instalação da estufa deve ser assinado ainda este ano. Inicialmente, virão para o estado as variedades RB 92579, a RB 867515 e a RB 98710. A meta do projeto é produzir 18 mil mudas/mês, sendo 68 mil em 2011, e 170 mil mudas em 2012.

De acordo com Deivid Almeida, a cana de meristema que será produzida na Paraíba será ideal para que os produtores locais façam a sua renovação sem medo. “Essa cana é totalmente limpa. É um material sem risco de ser acometido por fungos ou bactérias. Além disso, é um material rejuvenescido, o que também garantirá uma maior produtividade aos campos”, disse, destacando que em alguns casos, a cana produz até mais folhas. “É mais vigoroso, tem mais longevidade e mais produtividade justamente em função de seu rejuvenescimento”, afirmou, lembrando que aestufa será montada na Estação de Camaratuba, mantida pela Asplan.

Para o presidente da Asplan, Raimundo Nonato Siqueira, é um prestígio receber uma estufa desse porte. Segundo ele, a parceria representa qualidade de vida para todos os pequenos produtores no Estado. “Os estudos demonstram que diversos produtores tiveram um aumento de até 30% de sua produtividade com o uso das mudas provenientes de micropropagação em laboratório. Isso nos remete à qualidade de vida do pequeno produtor, que terá acesso a essa qualidade de cana e aumentará sua produtividade. Isso é, sem dúvida, um grande privilégio”, observou o dirigente.

Em todo o Nordeste existem seis estufas do CETENE. A estrutura que virá para o Estado vem transferida de Pernambuco, onde já foi desenvolvido com sucesso e já beneficiou mais de 4 mil pequenos e médios produtores. As primeiras mudas produtivas devem chegar à Paraíba ainda este ano e devem ser das variedades RB 92579, a RB 867515 e a RB 98710. “Ano que vem ampliaremos o número de variedades”, garantiu o coordenador da Biofábrica do CETENE, Deivid Almeida da Costa.


Rita Bizerra, com assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário