Click e leia nosso Jornal Parceiro no EUA

Click e leia nosso Jornal Parceiro no EUA
O Melhor e mais lido Jornal Brasileiro em Newark NJ

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Funad comemora 20 anos e o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência


Tudo pronto para a comemoração dos 20 anos da Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad) e do Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência (21). A programação acontecerá no período de 18 a 23, em João Pessoa. Na oportunidade, serão realizadas atividades educativas, culturais e esportivas, na praia de Tambaú e na sede da Fundação, a exemplo do I Fórum de Acessibilidade e Mobilidade Urbana.
A Semana da Pessoa com Deficiência – como é denominado o evento – reunirá autoridades nacionais, estaduais e municipais que atuam em defesa da inclusão social e dos direitos das pessoas com deficiência, como o secretário Nacional da Política da Pessoa com Deficiência (SNDP), Antônio José do Nascimento Ferreira, e o presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade), Moisés Bauer Luiz; além de profissionais da área; representantes de entidades de/para pessoas com deficiência; deficientes, familiares e amigos; assim como toda a sociedade que luta em prol da aceitação da diversidade humana na Paraíba.
A programação será aberta com a Caminhada “Inclusão se constrói passo a passo – Funad 20 anos na defesa dos direitos da pessoa com deficiência”, no domingo (18), a partir das 15h. A concentração será no Busto de Tamandaré e a dispersão no Largo da Gameleira, onde acontecerão apresentações artísticas e culturais. Da segunda até a sexta-feira (23), serão realizadas conferências, lançamentos de livro e selo, palestras, Oficinas e o I Fórum de Acessibilidade e Mobilidade Urbana, que contará com a presença do vice-presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público de Defesa dos Direitos dos Idosos e Pessoas com Deficiência, Waldir Macieira da Costa Filho, e de prefeitos paraibanos.
De acordo com a presidente da Funad, Simone Jordão, a Semana da Pessoa com Deficiência será a consolidação dos 20 anos de trabalho que a fundação vem desenvolvendo como gestora da política da pessoa com deficiência na Paraíba, nas áreas da Educação, Saúde e Desenvolvimento Humano. “Somos referência nacional por atender a todas as áreas da deficiência”, destacou Simone.
“A Fundação é uma das poucas instituições no país que realiza atendimento em todas as áreas de deficiência (física, mental, visual, e auditiva), pessoas com transtornos globais do desenvolvimento (TGD), altas habilidades e superdotação”, informou Simone Jordão, destacando ainda as ações de qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho.
História - A Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad) foi instituída pela Lei Estadual nº. 5.208, de 18 de dezembro de 1989, mas sua fundação ocorrer em março de 1991 e o primeiro atendimento no dia 24 de abril de 1991, cuja data marca o início de uma trajetória pioneira no atendimento e inclusão das pessoas com deficiência no estado da Paraíba.
Desde de 1991, a Funad já atendeu aproximadamente 24 mil pessoas da Paraíba e até de outros estados. Segundo o último levantamento feito pela Diretoria Técnica da Fundação, existem atualmente 3.480 usuários sendo atendidos e uma média mensal de mais de 150 novos usuários sendo encaminhados para as coordenadorias, assessorias e núcleos de atendimento.
Corpo técnico – A Fundação realiza um trabalho interdisciplinar, dispondo de um corpo técnico de fisioterapeutas, médicos, psicólogos, assistentes sociais, dentistas, advogados, educadores culturais, nutricionistas, terapeutas educacionais, fonoaudiólogos, psicopedagogo, entre outros profissionais, que somam o total de 420 funcionários.
Atualmente, todos os estados do Nordeste apresentam percentuais de pessoas com deficiência acima da média brasileira (14,5%) e a Paraíba é o estado que registra o maior número de casos de deficiência, com 18,8% da população declarando ter alguma incapacidade permanente.
Edinho Trajano, com Governo da Paraíba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário