Click e leia nosso Jornal Parceiro no EUA

Click e leia nosso Jornal Parceiro no EUA
O Melhor e mais lido Jornal Brasileiro em Newark NJ

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Frei Anastácio solicita sessão especial para discutir implantação da universidade federal de Patos

O deputado estadual Frei Anastácio (PT) apresentou requerimento, na Assembléia Legislativa, solicitando a realização de Sessão Especial com o objetivo de discutir a implantação da universidade federal dePatos. “Assim como já existe a Universidade Federal de Campina Grande- e outros muitos exemplos de universidades em cidades do país -estamos defendendo essa em Patos”, disse Frei Anastácio.Frei Anastácio informou que a ideia já foi comunicada ao ministro daEducação, Fernando Haddad, pelo pré-candidato a prefeito de Patos,Lenildo Morais - atual superintendente do INCRA -, no início deste mês em Brasília. 

“O ministro gostou da iniciativa e prometeu a Lenildo vir à Paraíba discutir o assunto”,informou.A intenção, segundo o parlamentar, é desmembrar a Universidade Federal de Campina Grande criando outra na região polarizada por Patos, que representa um universo de mais de cem cidades e uma população de maisde um milhão de habitantes nos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco.“A implantação desta universidade em Patos, com sede administrativa na cidade, irá contribuir para o crescimento regional de forma sustentável, consolidando o território do Médio Sertão paraibano comopólo de desenvolvimento educacional, científico e tecnológico, tendo como instrumento a solidificação de políticas públicas de convivência com o Semi-Árido”, explicou o parlamentar.O deputado afirma que os  cursos a serem implantados e os já existentes terão como base o soerguimento de diretrizes nas diversasáreas do conhecimento, possibilitando, assim, que as camadas da sociedade tenham acesso à universidade pública.

“A expansão universitária, iniciada no Governo do presidente Lula -que criou 14 universidades e expandiu vários campi - e em plena execução no Governo da presidenta Dilma, estabelece condições plenaspara que a Universidade Federal de Patos concorra, dentro do Ministério da Educação e da Cultura, a este pleito. Em função dascondições sociais, culturais, econômicas e políticas da região, estareivindicação torna-se justa e necessária”, afirmou o deputado.

Segundo o pré-candidato a prefeito der Patos pelo PT, Lenildo Morais,a sociedade civil organizada de Patos, a comunidade acadêmica,movimento estudantil e  segmentos religiosos têm se mobilizado em torno desta proposta. “Recentemente, foi criado o Fórum em defesa daimplantação da universidade federal de Patos, que clama à classe política, que promova de forma unitária, ações que viabilizem esta construção, a exemplo dessa sessão especial que Frei Anastácio irárealizar”, disse Lenildo.

Para Lenildo,a proposta da universidade federal de Patos deve ser uma luta suprapartidária, onde os segmentos políticos da região se envolvam de forma pragmática, viabilizando orçamento, audiências com autoridades federais, estaduais e municipais, tornando uma açãomobilizadora. “As populações de Patos e da região do médio sertão,além das cidades dos estados vizinhos irão ter um salto de qualidade na educação e no desenvolvimento econômico”, destacou Lenildo Morais.

Rita Bizerra, com assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário