O senador Inácio Arruda eximiu a responsabilidade de Dilma pelos escândalos e atribuiu a culpa a governos anteriores - até o de FHC
Os constantes escândalos em ministérios do Governo Federal, que já culminaram da substituição de cinco ministros, em nove meses de mandato da presidente Dilma Rousseff (PT), são provenientes de governos anteriores, antes mesmo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assumir o Planalto. Pelo menos foi o que defendeu o senador Inácio Arruda (PCdoB).
O parlamentar ministrou palestra no Seminário de Altos Estudos Sobre a Administração Pública, no Gran Marquise Hotel, na tarde de ontem. Antes do início do evento, Inácio afirmou ao O POVO que, ao contrário do que apregoa a oposição, não existe “faxina” ética. Existe uma “faxina na miséria”, disse, repetindo o que defendeu a presidente Dilma.
“O processo todo é na política. Desde o inicio do governo, esse ministério (Turismo) estava com problemas. E você vê que são problemas anteriores. Não são problema atuais, são problemas que vêm desde as legislaturas passadas, que se materializaram agora”, afirmou. Contudo, ao incluir todos os casos no pacote de “problemas remanescentes”, Inácio retaliou o discurso oposicionista de “herança maldita do governo Lula”, justificando que o ex-presidente Lula foi absolutamente bem-sucedido no Planalto, tendo o governo mais transparente da história.
“Maldito foi o governo anterior”, brincou.
Profissão lobista
Durante o evento, Inácio ministrou palestra intitulada “Como acelerar o processo de regulamentação da representação de interesses (lobby) no Brasil”. O senador defendeu a legalidade da profissão de lobistas - pessoas que atuam no Congresso, representando interesses de grupos ou entidades. Segundo o senador, os lobistas já atuam nas casas legislativas de maneira legítima, se utilizando até das estruturas do Congresso Nacional.
Os senadores José Pimentel (PT-CE), líder do governo no Congresso Nacional, e Eunício Oliveira (PMDB-CE), deveriam ter participado da palestra ao lado de Inácio. Contudo, segundo a organização do evento, ambos não puderam comparecer, pois cumpriam agenda em Brasília.
Por quê
ENTENDA A NOTÍCIA
Segundo o senador Inácio Arruda (PCdoB), é natural que escândalos em ministérios venham a eclodir agora, já que os casos de corrupção
são remanescentes de governos anteriores, mesmo antes de Lula.
Edinho Trajano, com JH.
Nenhum comentário:
Postar um comentário