A certidão reflete registro feito pelo grupo anti-Novais na Justiça Eleitoral. A ala adversária, chefiada pelo ex-presidente Sérgio Novais, tenta reverter o quadro, munida de documentos sobre o congresso da sigla
Uma certidão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostra que, à revelia do fogo cruzado formado no PSB, Karlo Kardozo está hoje oficializado como presidente da sigla em Fortaleza. Em votação polêmica e tumultuada, no último dia 14, o nome dele foi escolhido por 20 membros do diretório municipal do partido, todos insatisfeitos com o comando de Sérgio Novais – que, em outra frente, luta para permanecer na presidência.
Entretanto, perante a Justiça Eleitoral, quem saiu na frente da disputa interna foi o grupo anti-Novais. A certidão do TSE, que lista a situação de todos os membros do diretório municipal, aponta Kardozo como presidente ativo no período de 15 de setembro de 2011 – dia seguinte à votação do diretório – a 30 de setembro de 2012. Já Sérgio Novais aparece no documento com o status de “membro”.
A situação ocorre porque, após a votação do dia 14, a ala de Kardozo registrou o resultado do pleito no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), responsável por validar os dados. Só depois, as informações migram para a certidão emitida pelo TSE.
Reação
Em outra frente, o grupo de Novais tenta reverter esse quadro. De acordo com Sérgio, ainda hoje será encaminhada à executiva estadual do PSB – chefiada pelo governador Cid Gomes, do lado concorrente – e à nacional, toda a documentação do congresso realizado, em Fortaleza, no último sábado – evento no qual as bases ligadas a Novais votaram pela destituição da executiva municipal adversária, eleita no dia 14.
Novais disse já estar contando com a resistência da diretoria estadual do PSB. A partir daí, ele explicou que deverá entrar com recurso na instância nacional da legenda, que deverá deliberar sobre o impasse. “Com toda a documentação do congresso de sábado, eles vão ter de registrar a nova situação no TRE”, entende Sérgio Novais, sobre a situação que hoje consta na certidão do TSE.
O quê
ENTENDA A NOTÍCIA
O PSB vive uma crise cujo auge ocorreu no último dia 14, quando a ala anti-Novais fez movimento para destituir o então presidente Sérgio Novais. A votação foi no meio da rua, pois o grupo adversário trancou a sede do partido.
Edinho Trajano, com JH.
Nenhum comentário:
Postar um comentário