Click e leia nosso Jornal Parceiro no EUA

Click e leia nosso Jornal Parceiro no EUA
O Melhor e mais lido Jornal Brasileiro em Newark NJ

sábado, 24 de setembro de 2011

Asplan promoverá palestras sobre nutrição e manejo denovas variedades de cana de açúcar no clima nordestino


O manejo de novas variedades e a nutrição da cana de açúcar serão temas de duas importantes palestras programadas para acontecer no auditório da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), na próxima quarta-feira (28). Na oportunidade, os palestrantes, que possuem larga experiência na cultura da cana de açúcar no Nordeste e em outras regiões brasileiras, destacarão as variedades que tem se adaptado com facilidade ao clima nordestino, os cuidados recomendados para o seu manejo, bem como ressaltarão o uso eficiente de micronutrientes para a nutrição vegetal. O evento terá início a partir das 8h30, com a exposição do agrônomo e supervisor comercial da Heringer, Luciano Mauzalto, que ministrará a palestra ‘Nutrição da Cana de Açúcar’.
De acordo com Luciano Mauzalto, que virá do Estado de Sergipe e trará consigo um professor da Universidade Federal de Alagoas – UFAL para demonstrar a eficácia de seus métodos, um dos principais momentos de sua palestra será a apresentação da lista de produtos Henriger disponíveis no mercado para o melhoramento nutricional da cana nordestina. “Na ocasião destacarei as tendências da nutrição vegetal e a eficiência do uso de nutrientes corretos para o seu desenvolvimento”, adiantou o agrônomo, destacando a importância do magnésio. “Vamos trazer depoimentos de produtores nordestinos mostrando o sucesso de suas experiências com a utilização dos produtos da Heringer em diversos lugares”, disse.
Dando seqüência à programação, às 10h30 terá início a exposição do agrônomo Antônio Rosário, sobre ‘Manejo de Variedade de Cana de Açúcar’. Os principais assuntos a serem abordados durante a palestra serão o programa de aperfeiçoamento genético de cana de açúcar no Nordeste e a importância da obtenção de novas variedades na renovação dos canaviais na região. Segundo o palestrante Antônio Rosário, muitas variedades estão sendo criadas e se adaptando com sucesso ao clima nordestino. Dentre elas, o agrônomo destacou a RB 92579, a RB 98710, a RB 951541 e a RB 962962, que serão apresentadas na ocasião. “Algumas dessas variedades já são bastante conhecidas dos produtores, mas vamos abordá-las sob o enfoque do manejo”, afirmou.
O presidente da Asplan, Raimundo Nonato Siqueira, ressaltou que espera um grande debate sobre novas variedades de cana e seu manejo no clima nordestino. “Queremos que os produtores contem sua experiência com as variedades já utilizadas. Isso nos leva à troca de informações e ao aperfeiçoamento da cultura da cana em nosso Estado”, disse o dirigente, convidando os produtores a participarem do evento, no dia 28.

Rita Bizerra, com assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário