A elaboração de um documento denominado a “Carta do Porto de Cabelo” foi o principal ponto acordado na sessão especial realizada pela Assembléia Legislativa da Paraíba nesta quinta-feira (25/08), no Teatro Santa Catarina, em Cabedelo, para debater propostas de desenvolvimento para o porto daquele município. A iniciativa partiu dos deputados estaduais Trócolli Júnior (PDMB), Anísio Maia (PT) e Guilherme Almeida (PSC).
Além documento com as principais reivindicações e sugestões apresentadas por todos os participantes da sessão, ficou decidida a criação de uma subcomissão representativa e suprapartidária dentro da Comissão de Desenvolvimento da ALPB, para tratar exclusivamente das questões do Porto de Cabedelo.
“Vamos fazer uma carta para que todos os deputados estaduais, federais, senadores e Governo da Paraíba assinem, disse o deputado petista Anísio Maia.
Dentre as principais necessidades apontadas para possibilitar o desenvolvimento do porto, estavam as melhorias nos sistemas de transporte e vias; incentivos fiscais a nível municipal e estadual; além da união de todos os políticos do Estado independente de partido.
O deputado Anísio Maia (PT) ressaltou, em seu discurso, que a sessão especial fez parte do trabalho que a Assembleia vem desenvolvendo em discutir os grandes temas de relevância para o Estado, “precisamos definir através do ciclo de debates o que é necessário fazer para contribuir com o desenvolvimento e fazer os encaminhamentos”,observou ele.
O deputado Trócolli Júnior (PMDB), co-autor da iniciativa de realização da sessão, afirmou que o debate ocorrido hoje em Cabedelo faz parte da Agenda Positiva estabelecida pela Mesa Diretora da Assembleia, que já tem marcado para o próximo dia 16 de setembro um seminário com a presença do ministro da Secretaria Especial dos Portos, José Leônidas, com o objetivo de abordar o papel do Complexo Portuário de Cabedelo.
Trócolli lembrou o papel importante que o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado Ricardo Marcelo (PSDB), vem desempenhando à frente da Casa, ao estimular, apoiar e promover iniciativas dos parlamentares, sejam da bancada de oposição ou da situação, principalmente, aquelas voltadas para o debate de temas de relevância social.
No caso específico do Porto de Cabedelo, Trócolli assegurou que a recomendação do presidente Ricardo Marcelo é de que se faça uma discussão profunda e detalhada, inclusive, a respeito da conexão da via de transporte para melhorar a logística do porto, disse.
Já o deputado GuilhermeAlmeida (PSC)destacou em sua fala que o Porto de Cabedelo vem sofrendo, ao longo do tempo, com a inércia de vários governos que se sucedem. Para ele, a infra-estrutura logística do Estado passa pela estrutura do porto. “Temos que nos unir em prol de um tema tão importante para o desenvolvimento do Estado.Precisamos ser solidários com a causa”,disse o parlamentar.
Também participaram da sessão os deputados Francisco de Assis Quintas (PSDB), José Aldemir (DEM), Daniella Ribeiro (PP), Luciano Cartaxo (PT), André Gadelha (PMDB), Wilson Braga (PSB), além do senador Vital Filho (PMDB) e Alexandre Almeida, presidente do Diretório Municipal do PT de Campina Grande.
DOCAS
De acordo com o presidente da Companhia Docas da Paraíba, Wilbur Jacome, a dragagem doporto já é uma conquista que está prestes a se realizar. Agora os esforços deverão ser feito em torno de novos pleitos. “As ferrovias que cortam a Capital e a Rodovia Federal BR 230 que corta o Estado nascem em Cabedelo. Precisamos repensar o acesso rodoviário e transferir o tráfego portuário que se conflita com o tráfego urbano de João Pessoa hoje. Além de outros problemas como, a rua que dá acesso à Petrobrás, que está em situação precária. Nela passam diariamente 350 caminhões de combustível, logo, a manutenção constante é necessária. A Paraíba precisa se replanejar também do ponto de vista industrial e otimizar as verbas dos Impostos Sobre Serviços (ISS)”, disse.
Ele lembrou ainda da necessidade de se fazer um estudo técnico detalhado para a implantação da prometida ponte que ligará Lucena a Cabedelo. Pois, se for implantada na frente do porto, em vez de contribuir para o desenvolvimento fará o contrário, uma vez que impossibilitará o trabalho de dragagens futuras.
Entretanto, o superintendente adjunto regional do Dnit, Luiz Clark Soares, afirmou que o órgão já vem trabalhando no sentido de otimizar a ligação do Porto de Cabedelo com as rodovias do Estado. Ele contou que um grande projeto para o melhoramento da BR 230 no trecho que liga Cabedelo a Oitizeiro será realizado. “Já está em andamento um grande Projeto para adequação e criação de mais uma faixa na BR 230, começando por Cabedelo e indo até Oitizeiro. Serão construídos viadutos em todas as interseções do trecho, como nas imediações do Renascer, Geisel e Hospital de Trauma. Porém, é um projeto difícil. Se fosse meramente rodoviário já teria sido feito. Falta meio ano para ser concluído”, revelou.
Luiz Clark Soares explicou também que a prometida ponte Cabedelo-Lucena já consta na parte do Vetor Setentrional Nordeste do Plano Nacional de Logística de Transportes, porém demandará perícia e técnica para sua realização. “Esta ponte é complexa. O Projeto é demorado, não basta apenas conseguir a verba. Mas é uma obra viável e já está oficializada, já consta nos planos do Governo Federal”, disse.
O evento realizado na manhã de hoje no Teatro Santa Catarina reuniu representantes do Comitê em Defesa do Porto de Cabedelo, da Superintendência do Patrimônio da União (SPU), da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), da Prefeitura e Câmara Municipal de Cabedelo, do senador Vital do Rego Filho, da Companhia Docas da Paraíba, da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transporte Aquaviário e Aéreo na Pesca e nos Portos (Conttmaf), vários deputados estaduais e trabalhadores portuários.
Edinho Trajano, com assessoria
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