O deputado federal Romero Rodrigues (PSDB/PB) defende, com urgência a regulamentação da Emenda Constitucional nº 29, que deverá destinar, com sua aprovação, mais recursos para a saúde do Brasil.
Disse que tem observado, nos mais diversos Estados brasileiros, um verdadeiro caos nos hospitais. “E isso ocorre não apenas por falta de recursos para a saúde como também por má gestão. Em muitos Municípios, e mesmo em alguns Estados do País, falta gestão”.
Romero assinala que a regulamentação da Emenda 29 é imprescindível para o Brasil. Com o caos na saúde pública, “as pessoas estão morrendo nas filas dos hospitais”.
No Estado da Paraíba não é diferente. “Campina Grande, Município onde tive a honra de nascer e ser criado, passa por uma grave situação também por conta da falta de gestão da Edilidade. Mas há todo um questionamento. Os médicos estão se descredenciando do SUS por discordarem da tabela de preços. Com a falta de gestão, a exemplo de Campina Grande, há falta de médicos em muitos postos de saúde”.
“Por conta disso, a população tem de se deslocar para outros bairros ou buscar assistência básica de saúde nos hospitais públicos da cidade, principalmente no Hospital Regional de Urgência e Emergência, fazendo com que o hospital se desvie de sua função principal, o atendimento de urgências e emergências” assevera.
O parlamentar afirma que “é preciso celeridade na regulamentação da Emenda 29, para distribuir também essa responsabilidade com a União. Os problemas na Saúde estão relacionados à má gestão dos Municípios e Estados. Com a regulamentação da Emenda 29, haverá transferência de responsabilidade também para a União”.
Edinho Trajano, com assessoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário