Diante da pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) nesta quinta-feira, 28, o Movimento do Espírito Lilás (MEL) observa com preocupação o sentimento homofóbico e conservador de setores da população brasileira.
De acordo com o estudo, 55% dos brasileiros são contrários à decisão do Supremo Tribunal Federal que reconheceu a união de casais do mesmo sexo.
O MEL acredita que um dos pontos fundamentais que incentivam a negação da cidadania LGBT são as campanhas encabeçadas pelo deputado federal Jair Bolsonaro (PPS-RJ), o senador Marcelo Crivella (PR-RJ), a deputada estadual Myrian Rios (PDT-RJ) e o líder religioso Silas Malafaia que assumiram posicionamentos desfavoráveis aos direitos civis.
O Movimento do Espírito Lilás considera animador constatar que os setores jovens e com maior instrução compreendem a luta a favor da cidadania LGBT e buscam compreender nossas bandeiras, evidenciando as possibilidades reais de eliminação de práticas homofóbicas em gerações futuras.
A pesquisa ainda ratifica a importância da luta por uma educação com qualidade e distribuição de renda equânime no combate ao preconceito, já que demonstra que o setor mais conservador da sociedade é composto por pessoas com menos acesso à educação e de baixa renda.
Mais uma vez reiteremos a defesa do PLC 122 que criminaliza atitudes homofóbicas. De acordo com levantamento realizado pelo MEL, apenas no primeiro semestre de 2011, 11 homossexuais foram assassinados na Paraíba. Não acreditamos em uma lei substitutiva que atenue as punições.
A discriminação à comunidade GLBT e seus direitos, comprovada pela pesquisa do Ibope, fortalece a nossa luta por um Brasil sem homofobia.
Rita Bizerra, com assessoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário