Lideranças dos Territórios da Cidadania da Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul, Borborema, Curimataú, Médio Sertão e Cariri Ocidental participam, nesta quarta-feira (13) e quinta-feira (14), da “Capacitação Estadual sobre Estratégias de Atuação de Desenvolvimento Territorial”, no Centro de Treinamentos da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba (Fetag-PB) em João Pessoa (PB). O evento tem parceria da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) e conta com a presença do secretário de políticas sociais da entidade, José Wilson Gonçalves.
A capacitação faz parte das atividades do Projeto Nacional de Articulação, Construção e Fortalecimento de Redes de Desenvolvimento e Territorialidade do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS) e tem como objetivo mobilizar, organizar e inserir trabalhadores rurais assalariados, agricultores familiares e assentados da reforma agrária nos espaços de elaboração e gestão das políticas públicas territoriais.
Territórios da Cidadania
O Programa foi criado pelo governo federal em 2008 visando ampliar os bons resultados do Programa Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Territórios Rurais (Pronat). O objetivo é promover e acelerar a superação da pobreza e das desigualdades sociais no meio rural, inclusive as de gênero, raça e etnia, por meio de estratégia de desenvolvimento territorial sustentável implementada a partir de três eixos: ação produtiva, cidadania e infra-estrutura.
Os Territórios da Cidadania são conjuntos de municípios unidos pelo mesmo perfil econômico e ambiental, que possuem uma identidade comum, coesão social e cultural. Em cada Território é constituída uma instância deliberativa formada por representantes da sociedade civil (associações, sindicatos, ONGs, cooperativas, etc.) e dos governos federal, estadual e municipal, denominada Colegiado ou Fórum.
Atualmente, a Paraíba conta com seis Territórios da Cidadania: Borborema, Cariri Ocidental, Curimataú, Médio Sertão, Zona da Mata Norte e Zona da Mata Sul.
O programa Territórios da Cidadania contempla mais de 80 mil famílias, entre agricultores familiares, assentados da reforma agrária, comunidades quilombolas, indígenas e pescadores.
Rita Bizerra, com Assessoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário