Click e leia nosso Jornal Parceiro no EUA

Click e leia nosso Jornal Parceiro no EUA
O Melhor e mais lido Jornal Brasileiro em Newark NJ

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Lideranças paraibanas participam de capacitação em desenvolvimento territorial



Lideranças dos Territórios da Cidadania da Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul, Borborema, Curimataú, Médio Sertão e Cariri Ocidental participam, nesta quarta-feira (13) e quinta-feira (14), da “Capacitação Estadual sobre Estratégias de Atuação de Desenvolvimento Territorial”, no Centro de Treinamentos da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba (Fetag-PB) em João Pessoa (PB). O evento tem parceria da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) e conta com a presença do secretário de políticas sociais da entidade, José Wilson Gonçalves. 

A capacitação faz parte das atividades do Projeto Nacional de Articulação, Construção e Fortalecimento de Redes de Desenvolvimento e Territorialidade do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS) e tem como objetivo mobilizar, organizar e inserir trabalhadores rurais assalariados, agricultores familiares e assentados da reforma agrária nos espaços de elaboração e gestão das políticas públicas territoriais.

Territórios da Cidadania

O Programa foi criado pelo governo federal em 2008 visando ampliar os bons resultados do Programa Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Territórios Rurais (Pronat). O objetivo é promover e acelerar a superação da pobreza e das desigualdades sociais no meio rural, inclusive as de gênero, raça e etnia, por meio de estratégia de desenvolvimento territorial sustentável implementada a partir de três eixos: ação produtiva, cidadania e infra-estrutura.

Os Territórios da Cidadania são conjuntos de municípios unidos pelo mesmo perfil econômico e ambiental, que possuem uma identidade comum, coesão social e cultural. Em cada Território é constituída uma instância deliberativa formada por representantes da sociedade civil (associações, sindicatos, ONGs, cooperativas, etc.) e dos governos federal, estadual e municipal, denominada Colegiado ou Fórum.

Atualmente, a Paraíba conta com seis Territórios da Cidadania: Borborema, Cariri Ocidental, Curimataú, Médio Sertão, Zona da Mata Norte e Zona da Mata Sul.

O programa Territórios da Cidadania contempla mais de 80 mil famílias, entre agricultores familiares, assentados da reforma agrária, comunidades quilombolas, indígenas e pescadores.


Rita Bizerra, com Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário